Médico Acupunturista em Macaé, Região dos Lagos e Norte Fluminense

Tratamento com acupuntura em MacaéAcupuntura é uma das técnicas da medicina tradicional chinesa e, de acordo com a nomenclatura da Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar.

A palavra acupuntura vem do latim, e significa agulha, acus, e colocação, punctura.

O tratamento acupunterápico consite no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, os pontos de acupuntura ou acupontos.

Apesar de ser uma técnica tradicional chinesa milenar, a acupuntura não ficou de fora dos avanços tecnológicos e hoje é possível encontrar tratamentos de acupuntura que se utilizam também de estimulação elétrica para potencializar seus resultados.

No Brasil a acupuntura chegou no início do século XX, por volta de 1908, vinda com imigrantes japoneses, no entanto, só foi difundida, de fato, a partir dos anos 80.

Atualmente a acupuntura é aplicada em diversas áreas, não só na medicina, mas também na odontologia, na psicologia e até na veterinária.

O médico especialista nesta área é o Médico Acupunturista.

Por não ser tão amplamente conhecida como outras especialidades médicas a acupuntura sempre faz com que as pessoas tenham muitas dúvidas, para ajudar temos abaixo algumas das principais e mais frequentes perguntas sobre o assunto:

Acupuntura dói?

A resposta simples, rápida e direta é sim, mas é importante frisar que há apenas o incomodo da picada da agulha, que é perfeitamente suportável. Vale dizer ainda que os pontos de acupuntura são locais ricos em terminações nervosas, portanto são áreas mais sensíveis.

Quais os usos mais comuns da acupuntura e quem deve usá-la?

Todas as pessoas que sofrem de stress, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos, problemas reumáticos e aqueles que sofrem de sintomas vagos e que não conseguem alívio com os tratamentos convencionais.

Há alguma contra-indicação em relação ao uso da acupuntura?

Não há qualquer contra-indicação em relação ao uso da acupuntura, no entanto, é importante que o diagnóstico e os tratamentos sejam feitos por profissionais habilitados e sérios, lembre-se que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a acupuntura é um método de tratamento complementar.

Mais informações sobre o tema podem ser encontrados no site da Associação Médica Brasileira de Acupuntura – AMBA, clicando aqui.

Conheça os médicos acupunturistas de Macaé, Região dos Lagos e Região Norte Fluminense.