Médico Alergista e Imunologista em Macaé, Região dos Lagos e Norte Fluminense

Alergia na peleA especialidade de alergia e imunologia trata das doenças alérgicas e do sistema imunitário ou imunológico. Atua dentre outras coisas, com o funcionamento fisiológico do sistema imune dos indivíduos, tratando e diagnosticando doenças imunológicas (doenças autoimunes, hipersensibilidade, deficiência imune, rejeição, etc.).

As alergias tem sido considerada por muitos como a doença do século, já que em nenhum outro momento houve tantos registros de alergias como as encontradas atualmente.

A palavra alergia vendo do grego allos + ergia e significa “ação diferente”, ou seja, quando nosso sistemas imune reage de forma incorreta ou exagerada, enfim diferente da forma esperada.

Nós estamos expostos cotidianamente a agentes como ácaros, fungos, insetos, alimentos e medicamentos, no entanto, alguns destes agentes podem desencadear uma resposta exagerada do sistema imunológico, como se nosso sistema imunológico interpretasse esse agente como sendo muito mais agressivo do que ele realmente é, temos aí o quadro inicial das alergias.

O médico especialista em alergia e imunologia é o Médico Alergista e Imunologista.

 

Conheça alguns tipos comuns de alergias:

Alergia Respiratória: as alergias podem acometer o sistema respiratório, desde o nariz até os brônquios, sendo que a asma e a rinite alérgica são as mais comuns.

A asma é uma doença que se caracteriza por crises de falta de ar, chiado e sensação de aperto no peito, geralmente acompanhada de tosse.

A rinite alérgica manifesta-se por crises de espirro, coriza, coceira e entupimento nasal, podendo atingir também os olhos, os ouvidos e a garganta.

Tanto a rinite quanto a asma são desencadeadas pela exposição frequente e repetida aos alérgicos inaláveis e podem ser agravadas por poluentes ambientais.

Alergia Dermatológica: são as alergias que acometem a pele, usualmente provocam coceira, vermelhidão e até feridas. As alergias dermatológicas mais comuns são a dermatite atópica, a dermatite de contato, a urticária e a urticária multifatorial.

Alergia Alimentar: em princípio qualquer pessoas, em qualquer idade, pode apresentar reações adversas a determinados alimentos e, nem sempre, estas reações são verdadeiramente alérgicas.

A verdadeira alergia alimentar consiste na reposta desproporcional do sistema imunológico contra constituintes do alimento, independente da quantidade ingerida, este fator faz com que seja fundamental a exclusão completa do alimento e de seus derivados da dieta do paciente nos casos de diagnóstico comprovado, já que mesmo uma quantidade ínfima da substância pode desencadear reações.

Mais informações sobre o tema podem ser encontrados no site da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, clicando aqui.

Conheça os médicos alergistas e imunologistas de Macaé, Região dos Lagos e Região Norte Fluminense.