Médico Cardiologista em Macaé, Região dos Lagos e Norte Fluminense

Mèdico Cardiologista em MacaéA cardiologia se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração e outros componentes do sistema circulatório.

O médico especializado nesta área é o Médico Cardiologista.

As doenças do coração, ou doenças cardíacas, são as maiores causas morte, entre as chamadas, mortes naturais no Brasil. Até relativamente pouco tempo atrás isto era verdadeiro apenas para os homens, mas atualmente é também verdade para as mulheres, elas também têm sido acometidas mais e mais, por doenças cardíacas.

É fundamental destacar, neste cenário, que as doenças do coração podem ser tratadas com grande eficiência se diagnosticadas de forma precoce, portanto, é fundamental, especialmente para quem tem algum histórico familiar de doença cardíaca consultar de forma regular um cardiologista.

As estatísticas indicam que os homens sofrem cerca de três vezes mais infartos do que as mulheres, no entanto, nelas o número de fatalidades é maior. Um dos aspectos que reforçam esta estatística é o fato de as mulheres serem menos atentas ao problema e frequentarem menos os consultórios dos médicos cardiologistas.

Outro aspecto relevante nas diferenças entre homens e mulheres no assunto doenças cardíacas é o fato de que os sintomas masculinos de um infarto são mais conhecidos pelo público em geral, sendo que o mais conhecido é uma forte dor no peito que se irradia para os braços, já nas mulheres o mais comum é sentir náusea, fraqueza, dores gástricas e falta de ar, sintomas que, infelizmente, são comumente confundidos com outros problemas menos graves de saúde.

Como já disse acima é fundamental realizar exames periódicos com seu médico cardiologista, especialmente se você tem um ou mais dos sinais de alerta destacados abaixo:

  • Histórico familiar com registros de doenças cardíacas;
  • Idade superior a 40 anos;
  • Sedentarismo;
  • Dieta com excessos de açucares e/ou gorduras;
  • Bebida em excesso;
  • Consumo de cigarros ou similares;
  • Circunferência abdominal superior a 80cm para mulheres e 94cm para homens.

Mais informações sobre o tema podem ser encontradas no site da Sociedade Brasileira de Cardiologia, clicando aqui.

Acesse nossa seção Médicos e conheça os médicos cardiologistas de Macaé, Região dos Lagos e Região Norte Fluminense.